Grupo Opaia empresa do empresário Agostinho Kapaia figura próxima de JLo vai receber garantia soberana de 350 milhões de dólares do Estado



O grupo Opaia, empresa que pertence ao empresário Agostinho Kapaia, figura próxima ao presidente da república João Lourenço, vai receber uma garantia soberana, para implementar uma fábrica de fertilizantes para a produção de ureia, no Soyo, Zaire.


O investimento total da fábrica ascende os 2,2 mil milhões de dólares. O Banco Africano de Exportação e Importação, também conhecido como Afreximbank, vai disponibilizar o financiamento de 1,76 mil milhões de dólares. Já a garantia soberana do Estado vai cobrir 350 milhões de dólares.

O Estado justifica a garantia soberana com o facto de o projecto ser considerado “ estruturante, visando apoiar o processo de diversificação da economia, criação de empregos, o aumento da produtividade agrícola e exportações”.




Fisioterapia ao domicílio com a doctora Odeth Muenho, liga agora e faça o seu agendamento, 923593879 ou 923328762


Vera Daves é autorizada a disponibilizar 80 milhões de dólares. Os valores restantes a disponibilizar em outros exercícios económicos fica condicionado ao limite estabelecido no Orçamento Geral do Estado (OGE) do respectivo ano e a apresentação dos relatórios de execução do projecto.

O despacho refere que o promotor do projecto deve pagar pela emissão da garantia soberana uma taxa correspondente a 1%do valor da garantia do financiamento.  


Quem é Agostinho Kapaia?


Natural do Huambo, Agostinho Kapaia conseguiu subir nas fileiras no mundo dos negócios em Angola graças às suas conexões no MPLA e à influência do seu tio, o empresário António Mosquito.

 

É o Presidente do Conselho de Administração do Grupo Opoia, que opera nos sectores da construção, hotelaria, Tecnologias de informação e energia.



Documentos em posse do Lil Pasta News, revelam que Agostinho Kapaia tem ligações a empresa seichelense Silicona Corp. que ao lado do controverso banqueiro suíço Marcel Krüse, haviam sido citados pelos Panamá Pappers, o conjunto de 11,5 milhões de documentos confidenciais de autoria da sociedade de advogados panamenha Mossack Fonseca que fornecem informações detalhadas de mais de 214 000 empresas de paraísos fiscais offshore, incluindo as identidades dos accionistas e administradores.


 

Marcel Krüse, é um dos principais parceiros do empresário Jean-Claude Bastos de Morais, testa-de-ferro de Zenu dos Santos, filho do antigo Presidente José Eduardo dos Santos.



Kapaia é fortemente criticado a nível da Comunidade de Empresas Exportadoras e Internacionalizadas de Angola (CEEIA), que agrupa grandes e médias empresas angolanas activas em negócios e comércio internacional, onde segundo alguns colegas seus abandono e não presta contas a ninguém preocupasse mas em bajular o presidente da república.




Lil Pasta News, nós não informamos, nós somos a informação 

Postar um comentário

0 Comentários