As listas de candidatos a deputados da UNITA das eleições de 1992, terão sido as mais inclusivas da sua historia. Metade dos seus integrantes eram quadros que nunca viveram nas matas (Heitor, Solombe, Veloso, Savihemba, Nhany, “Maluca” e etc), e outros que a UNITA, recrutou já nas cidades. A lista foi compilada por um comitê integrado pelos generais Mário Vatuva, Brig Armindo Kassessa, Brig. Chipindo Bonga, Ruth Dachala, Florentino Kassanje, Rita Sapalalo e Rosário Kachilingur Kavaleka.
Fisioterapia ao domicílio com a doctora Odeth Muenho, liga agora e faça o seu agendamento, 923593879 ou 923328762
Um dos elementos chaves daquelas listas foi, José Adão da Silva (na foto), um oficial da Polícia Nacional, jurista, natural do Icolo e Bengo, que largou as suas funções de segundo comandante da Policia de Luanda para se juntar a UNITA. Foi um caso raro, de uma alta patente do regime mudar-se para o partido de Jonas Savimbi. O comum na altura, eram oficiais da UNITA juntarem ao MPLA. O comandante Adão da Silva, foi feito dinamizador do então Comitê Coordenador da UNITA, em Luanda, logo após aos acordos e Bicesse de 1991. Naquelas eleições concorreu como deputado pelo circulo provincial do Bengo. Dizia-se que o regime nunca geriu bem a saída desta alta patente que após ao 25 de Abril de 1974, aderiu ao MPLA, sendo depois delegado deste Partido no Waku-Kungo, no Cuanza-Sul. Nos confrontos de 1992, o regime prendeu lhe depois de ter destruído a sua casa. Após ser solto, denunciava constantes ameaças. Às 19 horas do dia 14 de Julho de 1995 foi assassinado por rajadas de metralhadora quando se encontrava no interior duma viatura no parque do aeroporto de Luanda, altura da chegada a Angola do então Secretário Geral da ONU, Boutros Boutros-Ghali.
A semelhança dos assassinatos de Ricardo de Melo, Mfulumpinga, Lourenço Makanga e outros, as autoridades não perderam tempo, em simular investigação sobre a autoria do crime. A esposa e filhos mudaram-se para África do Sul em busca de refugio. Uma das suas filhas, Weza Solange Silva, tem feito sucesso em novelas nas cadeias de TV da África do Sul, e apresentações jornalistas no Canal “Channel O” .
José Gama
Lil Pasta News, nós não informamos, nós somos a informação
0 Comentários