Com ajuda da família dos Santos e do governo atual: Mosquito tem uma fortuna de mais de 200 milhões de dólares



António Mosquito M"Bakassy nasceu na Calenga, província do Huambo, onde com 17 anos trabalhava como gerente de uma fazenda de sisal (uma planta usada para fazer fios, cordas, tapetes) da empresa Caála, Oliveira Barros & Cia, conforme explica um perfil feito pelo site "Africa Monitor" em abril. Com a independência angolana, os líderes da empresa vieram para Portugal confiando assim a António Mosquito a gerência da firma, tendo sido este o ponto de partida para o seu sucesso empresarial.


António Mosquito é conhecido pela sua discrição, com que blinda a sua vida profissional, pessoal e familiar, tendo-se mantido sempre afastado da política ao longo da sua vida,

Os seus negócios abrangem principalmente quatro importantes áreas: os automóveis, a construção civil, o petróleo e os diamantes, sendo o seu grupo empresarial Mbakassy & Filhos a principal plataforma para atuar em diferentes setores, além da holding GAM (Grupo António Mosquito) que controla cerca de duas dezenas de empresas.



Fisioterapia ao domicílio com a doctora Odeth Muenho, liga agora e faça o seu agendamento, 923593879 ou 923328762


Um dos grandes negócios de António Mosquito é a importação de automóveis Audi e Volkswagen para vendê-los principalmente ao Estado angolano.

Também a construção civil desempenha um papel importante na sua vida, tendo forjado parcerias em Angola com a gigante brasileira Odebrecht e a Teixeira Duarte.

Na exploração petrolífera, detêm 16% do bloco 33 em offshore, através da Falcon Oil, com a francesa Total a deter a maioria, 60%, a Sonangol, 20%, e a Galp 5%.

No entanto, diz a "Africa Monitor", a grande paixão de António Mosquito é o setor mineiro, em particular os diamantes, através da sua sociedade KSM-Kassypai Sociedade Mineira.


Mas o empresário também atua na área da banca, no Banco Caixa Geral de Angola (BCGA) com 12%, no Banco Sol onde é detentor de 6,33% das acções, ocupando uma posição minoritária de 1,82% do Banco Comercial de Angola (BCA), e desde Agosto de 2021 é detentor na totalidade das ações do Banco Bai Microfinanças(BMF).


Em 2013 o empresário  António Mosquito foi apontado pela imprensa portuguesa, como tento actuado como “testa de ferro” da entourage do ex-presidente  José Eduardo dos Santos, na compra de 66,7% do capital da Soares da Costa por 70 milhões de euros.


António Mosquito e citando em meios competentes, de ter uma fortuna  de mais USD 213,8 milhões.




Lil Pasta News, nós não informamos, nós somos a informação 

Postar um comentário

0 Comentários