Viana está no topo da lista de casos de sida em Luanda



Viana é o município com mais pessoas infectadas com VIH/Sida a nível da província de Luanda, revelou, segunda-feira (15), o presidente da Rede Angolana das Organizações de Serviços de Sida, Tuberculose e Malária (ANASO), António Coelho.


Em declarações ao Jornal de Angola, à margem da abertura da campanha de informação e educação sobre o VIH/Sida, que teve início segunda-feira , no triângulo dos Congoleses, António Coelho disse que depois de Viana está o Distrito Urbano do Rangel, no município de Luanda.   





Fisioterapia ao domicílio é na MZ Fisio. Contactos para marcação: 924170321, 998024880

António Coelho referiu que, em Luanda, dos 160 mil infectados com VIH/Sida 30 por cento está no município de Viana, sendo os distritos urbanos do Zango e da Estalagem considerados "epicentro de novas infecções".  



De acordo com o presidente da ANASO, os elevados índices de pobreza que se registam naquelas localidades, bem como a falta de informação sobre as formas de transmissão do VIH/Sida e as suas consequências fazem com que a prostituição aumente e que surjam novos casos da doença.   



Em relação ao país, António Coelho esclareceu que existem 350 mil pessoas vivendo com VIH, das quais 40 por cento estão na província de Luanda. 



Por ano, frisou o responsável da ANASO, o país regista 26 mil novas infecções e 13 mil mortes.   

O presidente da ANASO referiu que o lançamento da campanha de informação e educação sobre VIH/Sida enquadra-se nas jornadas alusivas ao Dia Mundial da SIDA (1 de Dezembro) e visa resgatar o compromisso da luta contra a doença em Angola.  



Sob o lema "Acabar com as desigualdades", a jornada vai decorrer de 15 de Novembro a 15 de Dezembro, numa altura em que se regista o aumento de novas infecções de VIH e de mortes relacionadas com Sida, apesar dos esforços do governo e da sociedade civil.  



Na jornada participam 100 activistas, que vão interagir com as famílias na comunidade, com o objectivo de melhorar a informação e o conhecimento sobre as medidas de prevenção do VIH/Sida na província de Luanda.  


J.A



Lil Pasta News, nós não informamos, nós somos a informação 

Postar um comentário

0 Comentários