O Instituto Nacional de Estatística, em conformidade o seu estatuto criou os serviços Provincial de Estatística da Provincial do Bengo, SPINE/BENGO tem um responsável Provincial denominado pelo João Baptista Joaquim Simão, o mesmo já pertencia os serviços de alfandega que na qual foi expulso por crime de peculato, informação vindo de pessoas próximas do mesmo.
O SPINE/BENGO, tem em carteira vários projetos de recolha de dados de subordinação central e com apoio de algumas organizações Internacionais dentre eles:
Fisioterapia ao domicílio é na MZ Fisio. Contactos para marcação: 924170321, 998024880
RAPP, REMP, IDREA, IEA e IE. Para o ano de 2018/2021 temos a denunciar os seguintes:
Extravio ou roubo de meios
Desaparecimento de peças de viaturas com o conhecimento do Motorista do SPINE/BENGO.
Tentativa de roubo de uma viatura de Marca Land Cruzer do ine com o conhecimento do Mecânico em serviço arranjado pelo coordenador e o mesmo já é falecido.
Desaparecimento de um motor de uma das viaturas do INE com o conhecimento do Motorista do SPINE.
Desaparecimento de um aparelho de ar-condicionado sem nenhuma satisfação com o conhecimento do Motorista do SPINE.
Desaparecimento de um Tablet até aqui sem nenhuma satisfação.
Tem uma viatura do INE sob tutela do Coordenador do SPINE/BENGO em serviço particular fora do território do Bengo, presume-se que o motor da viatura
roubado foi para esta viatura.
Ambiente Laboral:
Uso de objetos estranhos no gabinete do responsável do SPINE que têm causado o mal estar de quem entra para o mesmo.
Cria instabilidade laborar entre os colegas para melhor fazer as suas.
Tem existido muitas faltas de respeito, onde que, o supervisor provincial do IE -
Inquérito econômico pediu demissão.
Abuso de Poder
Tem havido excessos por parte do coordenador na execução das normas laborais, o mesmo diz que a cima dele só está a Diretora Geral e mais ninguém.
Tem havido anseio por parte do Coordenador em termos percentual 70% porque algumas colegas perdem o contrato por não terem compactuado com essas práticas.
Destruição de um contrato de trabalho de um dos colegas selecionado e apurado para o projeto IE.
O comprimento de algumas missões por parte do Motorista de modo a subtrair nos cofre do SPINE, merendas e pernoites e as vezes transferências para contas de alguns colegas do SPINE para justificar os desvios.
RAPP – Recenciamento Agro-pecuário e Pesca
O comprimento das normais de que o Motorista tem de andar com os valores de combustível não foi comprido fazendo com que os mesmos tinham que desloca- se do município a onde tivesse a fazer recolha de dados até a sede da província (Caxito), que muita das vezes andavam mais de 150 km só para abastecer as viaturas nas bombas de Sonangol-Panguila, e as vezes fora da hora normal do expediente colocando assim em risco a vida do Motorista e da própria viatura.
No final do projeto da se falta de um montante avaliado em 8.000.000.00 (Oito milhões de kwanzas), onde que o Coordenador fez a devolução de 4.000.000.00 (Quatro milhões de kwanzas) e faltando assim outros 4 milhões, pelo que pedimos um inquérito para averiguação da situação.
REMP – Recenciamento das Empresas
No projeto do REMP deu-se falta de 3.000.000.00 (Três milhões de kwanzas), por influência conseguiram lhe avisar que se daria falta deste valor e o Coordenador fez a devolução do mesmo montante.
IEA – Inquérito ao Emprego em Angola
Durante a execução de projeto acima referido têm havido muitas anomalias dentre eles são: Atraso no pagamento das merendas e pernoites.
Não tem se feito a manutenção corretiva apenas preventiva nas viaturas.
Sempre que venha pneus novos para a viatura do IEA o Coordenador tira os pneus velhos da sua viatura e manda coloca-los na viatura do IEA e aos novos fica para
a viatura dele.
Nepotismo
Ainda no exercício de abusa de poder o nepotismo e o tráfico de influência encontra-se em níveis acentuados:
Foram apurados vários colegas no concurso que ouve nos projetos acima citados e que os mesmos foram substituídos, dentre eles, pelos cunhados, irmãos, concunhado, e namoradas.
Todas as equipas de campos constam no mínimo dois a três membros da família do responsável do SPINE situação este que não é vivida na nova governação.
Bajulação
Em termos da bajulação o responsável do SPINE/BENGO diante ao órgão central reina a 100%.
O nepotismo em termo percentual reina a 98%.
Lil Pasta News, nós não informamos, nós somos a informação
0 Comentários